Visita aos Passadiços do Mondego
- Carolina Costa
- 4 days ago
- 2 min read
Estes passadiços estão situados na Guarda e são ideais para aqueles que gostam de percursos com alguma dificuldade e desafio.
Embora não sejam os mais envolventes sob o ponto de vista da beleza natural (aí nenhum até agora bateu os Passadiços do Paiva), são bastante completos: possuem uma extensão razoável de 12km, os passadiços de madeira estão em excelente estado e há partes do percurso que são em trilho, que foi, para mim, uma surpresa agradável.
Existem duas entradas: por Videmonte e na Barragem do Caldeirão. Comecei em Videmonte e posso dizer que, em termos de dificuldade do percurso, não é evidente que exista uma direção mais fácil. No entanto, tenho de fazer uma ressalva: a versão completa dos passadiços envolve uma escadaria de 700 degraus (informação do site oficial, mas diria que são mais) com uma inclinação bastante acentuada. Podem optar por não passar pela escadaria e começar ou acabar em baixo. Para quem quiser este desafio, terá de escolher fazê-lo a subir ou a descer. Para quem esteja indeciso, posso dizer que constituiu a parte mais bonita de todo o percurso, sendo que também é possível ir ver a maior cascata da zona e...vale mesmo a pena!

Mais um ponto a ter em conta é a altura do ano em que se vai. Fui nos últimos dias de Março de 2025 e não podia ter sido melhor. É uma zona um pouco agreste e sem muitas sombras, pelo que o ideal será ir num dia em que não chova e que a temperatura seja amena.
Se o objetivo for percorrer tudo com calma, existe um local a sensivelmente 3km do Caldeirão com mesas e bancos para fazer um piquenique. No final, percorrer novamente a distância ou apanhar um táxi até ao local de início.
Por fim, importa referir que a entrada tem o custo de 2,50€ por pessoa e os bilhetes deverão ser comprados antecipadamente no site, escolhendo o dia. Esta atração veio dar uma vida maior a esta região, atraindo milhares de visitantes por ano, desde que foram inaugurados em Novembro de 2022.
Já visitaram ou estão a pensar ir? Convido-vos a darem as vossas sugestões ou a entrarem em contacto comigo para dúvidas ou dicas através de carol.the.brave23@gmail.com ou da caixa de comentários!
Commentaires